segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DO COMEÇO AO FIM / DE COMIENZO A FIN

títulos originais: Do Começo Ao Fim / De Comienzo a Fin
ano de lançamento: 2009
países: Argentina / Brasil
elenco principal: Fábio Assunção, João Gabriel Vasconcellos, Rafael Cardoso
direção e roteiro: Aluizio Abranches

Temos aqui uma coprodução brasilo-argentina que conta uma história inverossímil de incesto gay entre 2 meio irmãos (filhos só da mesma mãe) chamados Francisco e Tomaz.
Digo que a história é inverossímil porque seria impossível as coisas acontecerem da forma como aparece ali.
Não que o incesto gay seja uma situação impossível. Aliás, NADA é impossível em termos de relações humanas, né? Mas a forma como a família e os amigos deles aceitam a relação deles 100% numa boa, sem nem sequer acharem estranho, tá completamente distante da realidade.
Claro que, pelo menos nos centros urbanos do Brasil (e a maior parte da história do filme se passa no Rio de Janeiro), a homossexualidade já não é mais nenhum super tabu. É evidente que ainda se vê muitos olhares tortos, ainda se ouve muitas pessoas que juram que não são homofóbicas defendendo ideias homofóbicas e tal. Mas as manifestações mais explícitas e mais extremistas contra homossexuais no Brasil costumam vir muito mais de evangélicos.
Assim, a questão aí não é nem a homossexualidade, mas sim o incesto. Porque isso, sim, só seria aceito numa boa por meia dúzia de pessoas, se tanto, né? Mesmo que fosse entre um homem e uma mulher.
Bom, Do Começo Ao Fim é parado durante a maior parte do tempo. E a história se desenvolve só mais ou menos até o meio do filme: começa mostrando os irmãos se aproximando na infância mais do que seria comum, se aproximando cada vez mais na adolescência e finalmente se tornando amantes e inseparáveis quando chegam à vida adulta. Mas, a partir desse ponto, a história encalha e não segue mais em frente. Ou, pelo menos, não mostra mais nada de novo pelo resto do filme.
Vale a pena ver como curiosidade. Mas acho que fãs de aventura e ação não vão curtir muito esse filme.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Do Começo Ao Fim:


Até a próxima!

Nenhum comentário: