segunda-feira, 3 de novembro de 2014

TAIYO SENTAI SAN BARUKAN

título original: Taiyo Sentai San Barukan
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1981
país: Japão
elenco principal: Asao Kobayashi, Kinya Sugi, Ryusuke Kawasaki, Takayuki Godai
direção: Shohei Tojo
roteiro: Shozo Uehara

Denshi Sentai Denjiman (1980) fez um grande sucesso no Japão na época em que foi lançado. Afinal, no início dos anos 80, sentais ainda eram novidade. E ainda traziam situações vistas como ‘inovações’.
Querendo pegar uma carona na audiência do seriado, a Toei Company, responsável pela produção dele, resolveu lançar uma continuação no ano seguinte, dando ao novo seriado o nome de Taiyo Sentai San Barukan... Só que essa continuação não foi tão ‘continuação’ assim.rs
É que a ideia inicial era trazer de volta em San Barukan todos os personagens principais sobreviventes de Denjiman. Mas quase todos os atores que interpretaram esses personagens já tavam ocupados com outros projetos. A única atriz que tava disponível era a hoje falecida Machiko Soga, que interpretou a vilã principal Hedorian. E assim, ela foi a única que trabalhou em Denjiman e voltou em San Barukan, interpretando a mesma personagem.
Conclusão: os personagens principais tiveram que ser outros, o tema principal teve que ser outro... Mas o ‘estilo sentai’ foi mantido, é claro.
Quanto à história:

Durante uma reunião da ONU, um misterioso cyborg aparece ali como holograma. Ele diz que se chama Heru Satan e é o chefe de uma organização cibernética chamada Buraku Maguma. E a partir daquele dia, ele vai iniciar a conquista da Terra!
Ao ouvirem essa mensagem, os membros da ONU são unânimes na decisão de criar um grupo de resistência, recrutando pra isso 3 rapazes que já trabalham pra serviços secretos da ONU. E assim, formam o esquadrão San Barukan, pra enfrentar Buraku Maguma.
Poucas batalhas depois, o Heru Satan chega à conclusão de que ele tem que se fortalecer também. E localizando o cadáver da Rainha Hedorian (que ao fugir de seus antigos inimigos foi se refugiar no Polo Norte e acabou morrendo congelada por lá), ele decide ressuscitar ela como cyborg, pra que ela ajude ele a se livrar dos heróis.

Daí pra frente, é basicamente aquele desenvolvimento comum de sentais que todo mundo conhece.
Além da Machiko Soga, outra atriz que aparece aqui (como a vilã Amazon Kira) e não é estranha ao público brasileiro é a Yukie Kagawa, que pouco depois interpretaria a vilã Kilmaza, no Fantástico Jaspion (1985).
Uma coisa que podemos destacar em termos de inovação é que San Barukan foi o 1º sentai com um robô gigante que é formado pelos veículos dos heróis quando se juntam (e isso virou um suuuuuuuuuuper clichê de sentais dali pra frente).
Também foi o 1º sentai a ter só 3 guerreiros (na verdade, ao todo, 4 guerreiros passam pelo grupo, mas os 4 nunca aparecem lutando juntos) e o 1º a ter só homens no grupo... E dependendo do ponto de vista, o único.
Acontece que Bricrossers (1985) também mostrou um grupo só com guerreiros homens. Mas tem gente que considera Bricrossers um sentai e também tem muita gente que diz que ele não é um sentai.
Então, se você faz parte desse último grupo, você pode considerar San Barukan como o único sentai que teve só homens no grupo: nenhum outro sentai além de San Barukan (com a possível exceção de Bicrossers) teve só membros masculinos (em todos os outros, no mínimo 1 dos membros do grupo de guerreiros é mulher).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre San Barukan:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Bicrossers, Denjiman e Jaspion.
Até a próxima!

Nenhum comentário: