segunda-feira, 8 de junho de 2015

O PORTÃO II: ELES ESTÃO DE VOLTA

título original: Gate II
título brasileiro: O Portão II: Eles Estão de Volta
ano de lançamento: 1990
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Louis Tripp, Pamela Adlon (creditada aqui como Pamela Segall), Simon Reynolds
direção: Tibor Takács
roteiro: Michael Nankin

Passados 2 anos desde que o rei demônio gigante e seu exército de minidemônios tentaram dominar o Universo, o único adolescente que lutou contra esses demônios e ainda continua morando no mesmo lugar é o Terry. As famílias dos demais se mudaram pra outras cidades (provavelmente, traumatizadas com as loucuras sobrenaturais que se passaram ali).
Vendo o pai desempregado e se fundando no alcoolismo, o Terry tem uma ideia radical: ir até a casa agora abandonada onde se abriu o portão por onde o rei demônio saiu e reabrir o portão! Dessa vez, ele quer soltar os 3 demônios mais poderosos do Inferno e pedir a eles que restaurem a vida do pai... Pedindo isso a demônios, já vimos que a coisa não vai acabar bem, né?
Mas, no momento em que ele faz a invocação, os 3 adolescentes da pesada que rondam a vizinhança aparecem e interferem no ritual, que acaba saindo errado: em vez de trazer os demônios do Inferno pra Terra, o Terry e os outros 3 garotos é que acabam sendo teletransportados pro Inferno por alguns segundos.
Quando voltam pra Terra, eles trazem sem querer um dos minidemônios que serviam ao rei demônio. E descobrem que a asquerosa criaturinha realiza todos os pedidos feitos a ela, mas com péssimos resultados: tudo o que ele dá se transforma em algo negativo algumas horas depois.
E essa não é a pior parte, pois, poucos dias depois, os 3 demônios que o Terry invocou conseguem fugir do Inferno e vir pra Terra. Mas eles possuem o próprio Terry e 2 dos adolescentes que interferiram no ritual. E agora, tão transformando os corpos deles em corpos de demônios!

Acho que tá claro que temos aqui a continuação do filme O Portão (1987). Mas enquanto esse último era um filme de terror infantil, O Portão II: Eles Estão de Volta tem temas mais comuns de filmes voltados pro público adolescente (a preocupação do rapaz em relação ao futuro, os garotos brigões enchendo o saco do nerd, a namorada do garoto brigão mudando de lado e ficando ‘boazinha’...).
Como um todo, O Portão II tem uma história um pouco mais séria (apesar de ter várias cenas cômicas). E como o Terry é o único personagem que aparece nos 2 filmes, ele teve que virar o protagonista desse aqui (no 1º filme, apesar de aparecer quase o tempo todo, ele era um personagem secundário).
Em termos de efeitos especiais, eu diria que os 2 filmes seguem a mesma linha. Um não chega a ser melhor do que o outro.
Em termos de aventura, O Portão II é um pouco mais agitado e tem mais mudanças de cenário.
Ambos são de terror light.
Enfim, se você viu O Portão e gostou e quer ver uma versão um pouco menos infantil dele, vai gostar do Portão II também.rs
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha um post sobre O Portão.
Até a próxima!

4 comentários:

Hugo disse...

Assisti apenas o primeiro e achei bem fraco.

A única curiosidade é ter como protagonista Stephen Dorff ainda criança.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Bom, o 1º foi um filme de terror pra crianças, né? Então, é aquele terrorzinho bem fraco (estilo scooby-doo). Inclusive, ninguém morre.
Esse 2º já é um pouquinho menos infantil.
Abraço também!

Hell Business - O Reduto dos Monstros disse...

Assisti esse quando passou no Cine Trash. Achei "legalzinho" até. Abraço.

Bússola do Terror disse...

Eu vi pela 1ª vez em VHS, na época das locadoras.
Abraço também!