segunda-feira, 17 de agosto de 2015

AXE GIANT : THE WRATH OF PAUL BUNYAN

título original: Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2013
país: Estados Unidos
elenco principal: Amber Connor, Chris Hahn, Kristina Kopf
direção: Gary Jones
roteiro: Gary Jones, Jason Ancona e Jeff Miller

Muito se fala sobre um lenhador gigante chamado Paul Bunyan que anda pelas florestas norte-americanas acompanhado por um touro azul gigante chamado Babe. E há quem pense que, desde o final do século XIX, a dupla anda por ali fazendo o bem.
Mas quem pensa isso não conhece a história que deu origem a essa imagem...
Em 1889, numa pequena cidade recém fundada numa floresta de Minnesota, nasceu um menino grande, deformado e com algum tipo de retardo mental, que foi batizado com o nome de Gunnar Wolfgang Bunyan.
O médico que fez o parto disse que o garoto nasceu com uma doença rara. Na verdade, ele é um tipo de aberração. E isso faria ele viver o triplo do tempo de um homem normal, assim como ele cresceria até o dobro do tamanho de um homem normal.
Com 5 anos de idade e 1, 80m de altura, o Gunnar acabou conquistando a amizade de outra aberração: um touro que também nasceu deformado e maior do que seria normal, além de ter o pelo azul, chamado Babe.
Num dia em que esse touro se perdeu na floresta, o garoto foi procurar ele. E quando viu o destino que o único amigo que ele tinha na vida tinha sofrido, os responsáveis por isso conheceram a ira dele no seu ponto mais extremo!

Simplificando, temos aqui mais um slasher de floresta. A novidade é que o vilão, além de ser louco e deformado (como a maioria dos vilões de filmes do mesmo tipo), também é gigante.
Aliás, se ele fosse um pouquinho menor, ele passaria como um irmão do Victor Crowley, de Terror no Pântano (2006).
Já que falamos no tamanho do monstro, ele não é respeitado de uma cena pra outra: em algumas cenas, o gigante parece ter uns 20 metros de altura; em outras, ele parece ter pouco mais de 2 metros.
Os efeitos especiais, pra usar um termo gentil, são ‘ridículos’. Tudo em 3D classe Z: dá pra ver que pelo menos 2 terços das cenas foram gravadas sobre um fundo de cromaqui e as imagens dos cenários foram inseridas depois (mas de uma forma tão ‘feita no quintal’ que até uma criança percebe).
A cena em que o Babe aparece andando perdido pela floresta, pela lógica, era pra ser uma das cenas retratadas de forma mais triste, pra poder o filme fazer algum sentido, né? Mas talvez tenha sido a cena que ficou mais tosca em termos de efeitos especiais.
Pois é: tentaram fazer aqui uma versão de terror séria sobre a lenda do lenhador gigante Paul Bunyan, mas as derrapadas que o filme deu foram tão grotescas que Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan é um filme que muitas vezes acaba fazendo você rir.
Também vemos algumas idiotices escancaradas, como um personagem que é partido ao meio pelo monstro com um golpe de machado, cai no chão e continua conversando com os outros como se tivesse só levado um tapa ou quebrado uma unha! Repito: ele foi partido ao meio e só sobrou metade do corpo dele, da cabeça até a cintura!
Quanto ao grupo de heróis, apesar de serem aqueles personagens bem estereotipados de slashers (a garota boazinha, o garoto brigão, a garota tarada...), nenhum deles diz a que veio. São todos realmente ocos e funcionam mais como figurantes que entraram no filme pra ser mortos pelo monstro do que pra interagir na história.
O único que se sobressai um pouquinho na história (só um pouquinho, hein!) é o Zack. E mesmo assim ele não chega a ser um personagem carismático.
A última cena de Axe Giant, como é comum em slashers, deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas ainda não rolou. Nem sei se vai rolar, né? Será que alguém vai querer patrocinar a 2ª parte de uma coisa tão mal feita?
De qualquer forma, esse filme entra pra galeria de comédias involuntárias aqui do blog, ao lado de Calígula (1979), Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982), O Rato-Humano (1988), O Inominável 2 (1992), Incesto (2000) e Pecados & Tentações (2008).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Axe Giant:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Terror no Pântano e em ‘comédias’ que você acha posts sobre Calígula, Goggle Five, Incesto, O Rato-Humano, O Inominável 2 e Pecados & Tentações.
Até a próxima!

2 comentários:

Filme Lixo disse...

Não conhecia, parece divertido!

Bússola do Terror disse...

Bom, no sentido que você tá dizendo, sim, é ´divertido`.rs Eu recomendo aos fãs de filmes trash.rs