sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SPACE COP


título original: Uchu Keiji Gyaban
título brasileiro: Space Cop
ano de lançamento: 1982
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Kenji Ohba, Machiko Soga
direção: Toshiaki Kobayashi
roteiro: Kazue Abe, Mikio Matsushita, Shozo Uehara, Susumu Takaku, Tatsuro Nagai, Tomomi Tsutsui e Tsuyo Hayashi

No final dos anos 70, a série cinematográfica estadunidense Guerra Nas Estrelas se tornou uma febre em todos os países ocidentais ou que mantinham contato cultural com o Ocidente.
Consequentemente (e inevitavelmente), vários países lançaram logo depois produções cinematográficas e/ou televisivas que tentavam seguir os passos de Guerra Nas Estrelas. E o Japão fez isso com Space Cop... Nome meio bizarro que Uchu Keiji Gyaban receberia no Brasil (um seriado japonês, ao passar no Brasil, recebeu um título em Inglês?!).
Bom, o seriado tem como herói principal o policial do espaço Gyaban, que luta contra o grupo criminoso Maku, uma quadrilha de vilões espaciais com superpoderes que querem conquistar a Terra. E pra isso, a cada vez que atacam a Terra, os vilões mandam um monstro ou guerreiro com p os vilistar a Terra.rupo criminoso Maku, uma quadrilha de vilgistradas da TV Japonesa aoderes diferentes.
Destaque pra atriz Machiko Soga, hoje já falecida, que 11 anos depois seria vista na 1ª temporada de Power Rangers interpretando a vilã Rita Repulsa.
Aqui, a Machiko interpretou o monstro do capítulo 21 (uma mulher-abelha) e, de acordo com alguns sites, também fez a voz da vilã Kiba no áudio original.
Como o personagem Gyaban voltou a aparecer em outros seriados depois desse, e esses seriados também foram exibidos no Brasil mas ficaram sob a responsabilidade de tradutores diferentes, o herói foi apresentado ao público brasileiro com os mais variados nomes: Gavan, Gaban e até Gabin!
Aliás, em breve vocês vão ver posts sobre esses seriados também... Acontece que Space Cop abriu as portas pra um tipo de seriado de aventura que foi uma das marcas registradas da TV Japonesa ao longo dos anos 80: os metal heroes. E Space Cop, junto com os 2 metal heroes seguintes, formam a trilogia uchu keiji, que é vista pelos fãs do gênero como a fase mais clássica dos metal heroes. Mas isso é conversa pra outros posts. Aguardem!
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Space Cop:


Até a próxima!

5 comentários:

Marcelo C,M disse...

Dessa turma toda, eu curti demais Jaspion, que convenhamos, que não curtiu né!

Alan Raspante disse...

Nem sabia da existência dessa série, MAAAS indo contra todos, rs, eu nunca fui muito fã desses seriados japoneses e etc...

Bússola do Terror disse...

Marcelo→ Jaspion foi o 1º metal hero a ser exibido no Brasil. E sem dúvida foi o mais querido pelo público brasileiro entre todos os seriados desse tipo.

Alan→ Acho que isso não é da sua época. Na época em que os seriados japoneses imperavam na Manchete, ou você ainda não tinha nascido ou você ainda era neném.rsrs

M. disse...

Gostei demais do seu blog e já sou seguidora. Bem vindo ao Sala Latina de Cinema!

http://www.salalatinadecinema.blogspot.com.br

Bússola do Terror disse...

Obrigado!
Linkei o seu blog aqui.