domingo, 28 de outubro de 2012

DETETIVE ESPACIAL SHARIVAN / SHARIVAN, O GUARDIÃO DO ESPAÇO



título original: Uchu Keiji Shariban
títulos brasileiros: Detetive Espacial Sharivan / Sharivan, o Guardião do Espaço
ano de lançamento: 1983
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Kenji Ohba, Yumiko Furaya
direção: Hideo Tanaka, Michio Konishi, Satoru Tsuji, Takeshi Ogasawara e Toshiaki Kobayashi
roteiro: Shozo Uehara

Em 1982, Space Cop lançou entre os seriados de aventura o subgênero metal hero, que se manteria na TV Japonesa ao longo da década toda.
O seriado tem como herói principal o Policial do Espaço Gaban (ou Gavan ou Gyaban ou Gabin, de acordo com diferentes tradutores), que lutava contra o grupo Maku, uma quadrilha que queria dominar a Terra. E no último capítulo, depois de destruir Maku, o Gaban é recompensado por isso, sendo promovido a capitão da Polícia Espacial, o que obriga ele a deixar a Terra pra ocupar esse posto. E quem vai ficar na Terra como substituto dele é o Detetive Espacial Sharivan.
E o seriado fecha com a voz do narrador ‘adivinhando’ que um novo grupo de vilões espaciais tão de olho na Terra...
Como se vê, Space Cop deixou uma porta escancarada pra uma continuação, né? E ela chegou em 1983, com Uchu Keiji Shariban, que no Brasil teve 2 nomes: Detetive Espacial Sharivan e Sharivan, o Guardião do Espaço.
Ocorre que o seriado era anunciado na televisão como Detetive Espacial Sharivan, mas na abertura brasileira era anunciado como Sharivan, o Guardião do Espaço.
O então estreante Hiroshi Watari deu vida ao personagem-título. Mas o ator Kenji Ohba, que interpretou o Gaban, aparece aqui em várias participações especiais. E aliás, o Gaban dá uma super ajuda ao Sharivan na batalha final dele contra os vilões (esses são a sociedade criminosa Mad, uma quadrilha final dele cotra os her fechadona e sinistra que vive num sombrio castelo em outra dimensão).
Sharivan é um seriado de aventura, mas as pitadas de terror light são frequentes aqui. Então, vai agradar a quem gosta de ambos os gêneros.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E pra ver mais informações sobre Space Cop, clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre ele.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Me lembro também que tinha Shader e que tinha interligação com essas duas séries.

Bússola do Terror disse...

Sim. Essa é a trilogia uchu keiji: Space Cop, Sharivan e O Detetive do Espaço (Shaider).
Sharivan é mais conectado com Space Cop. Já O Detetive do Espaço, apesar de não ser totalmente ´solto` dos outros 2 seriados, não tem taaaaanta ligação com eles.