sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN



título original: Dengeki Sentai Chenjiman
título brasileiro: Esquadrão Relâmpago Changeman
ano de lançamento: 1985
país: Japão
elenco principal: Haruki Hamada, Hiroko Nishimoto, Kazuoki Takahashi (creditado aqui como Hiroshi Kawai), Mai Oishi, Shiro Izumi
direção: Minoru Yamada
roteiro: Hirohisa Soda

Até o início dos anos 80, a exibição de seriados japoneses de aventura não chegava a ser nada fora do comum na TV Brasileira. Ultraman (1966) e Spectreman (1971), principalmente, eram bem conhecidos por quem foi criança ou adolescente naquela época. Mas foi exatamente a partir do início dos anos 80 que essas produções sumiram das telinhas brasucas, que nos horários antes ocupados pelos seriados nipônicos viraram um território EXCLUSIVO de algumas centenas de desenhos animados vindos dos Estados Unidos.
Só que a situação se reverteu no final da década, quando a hoje extinta Rede Manchete lançou ao mesmo tempo os 2 seriados japoneses de aventura considerados os grandes clássicos recentes desse gênero pelo público brasileiro: O Fantástico Jaspion e Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos lançados no Japão em 1985).
Changeman tá longe de ser o 1º sentai da História (sentais já eram produzidos no Japão desde 1975). Mas foi o 1º seriado desse tipo a ser exibido no Brasil, chamando a atenção do público brasuca pra uma coisa até então desconhecida por aqui. E assim, foi sem dúvida o sentai que fez mais sucesso no Brasil (principalmente entre as crianças e adolescentes, evidentemente).
Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982) é o único sentai mais antigo do que esse que também já foi exibido no Brasil. Mas ele só chegou à TV Brasileira 1 ano depois de Changeman.
Além disso, esse é um dos sentais que têm o roteiro mais bem construído: todos os personagens principais, tanto no núcleo dos heróis quanto no dos vilões, têm personalidades definidas e histórias pessoais. Nada de personagens figurantes que entram mudos e saem calados.  E nada de personagens que só aparecem direito nas cenas de luta.
Os vilões, principalmente, têm todos histórias tão consistentes que, mesmo que você não simpatize com eles, fica impossível não compreender por que é que cada um age da forma que age.
Apesar de Changeman ter um clima um pouco mais sério do que outros sentais, não faltam pinceladas de humor aqui, já que há um personagem cômico entre os heróis e outro entre os vilões (o Change Pegasus e o Gata, respectivamente). Mas mesmo esses têm suas cenas mais dramáticas.
Só não gosto muito da cena final, porque acho que acaba de forma muito abrupta. O narrador podia falar mais sobre cada um dos heróis antes de encerrar. No resto, tenho que concordar que, pros padrões de um sentai, Changeman é Classe A.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você encontra posts sobre Ultraman, Spectreman e Goggle Five.
Até a próxima!

2 comentários:

Bruno disse...

Bom saber que nessa produção tanto os vilões quanto os heróis tem suas personalidades e individualidades preservadas,personagens bem definidos agradam mais no geral.
Taí mais um seriado que preciso explorar...
Abraço!

Bruno

Bússola do Terror disse...

Ah, com certeza!
Abraço também!