segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CREATURE FROM BLACK LAKE

título original: Creature From Black Lake
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Dennis Fimple, Jack Elam, John David Carson
direção: Joy N. Houck Jr.
roteiro: Jim McCullough Jr.

Um subgênero do terror que foi relativamente comum nos anos 70 e 80 foram os filmes de sasquatches.
Na verdade, foi propriamente ao longo dos anos 80 que eles começaram a se tornar mais raros, pelo menos em relação ao gênero ‘terror’... É que, a partir daquela época, quase todos os filmes de sasquatches produzidos nos Estados Unidos e Canadá eram voltados pro público infantil. Alguns exemplos disso são Um Hóspede do Barulho (1987); Pé-Grande (1987); e Pé Grande: O Encontro Inesquecível (1994).
Então, produções com o mesmo tema continuaram sendo feitas, mas tendo um público-alvo diferente.
Ao mesmo tempo, temos que reconhecer que filmes de terror de sasquatches dos anos 70 e 80, em sua grande maioria, são pouco mais do que lixo. Mas não é aquele lixo que diverte porque vira uma comédia involuntária; é aquele lixo que chateia, que não prende a atenção, que você fica torcendo pra acabar logo...
Eu vi alguns recentemente e tenho que dizer que pouca coisa se salva. Principalmente por causa dos roteiros, que dão tantas voltas que você acaba nem entendendo a história.
Um dos que se salvam daquela época é exatamente o tema desse post aqui: Creature From Black Lake.
Em 1º lugar, tenho que dizer a vocês que, apesar da semelhança do título, ele não tem nada a ver com Creature From The Black Lagoon, lançado no Brasil como O Monstro da Lagoa Negra (1954). Não apelaram tanto a ponto de transformar o Gill-Man num sasquatch.rsrs
Aliás, a única cena que justifica o título é a cena de abertura do filme, quando um sasquatch mergulhado num lago negro bota a mão pra fora e puxa um homem lá pra dentro, pois não tem nenhum lago negro além desse na história.
Bom, Creature From Black Lake ganha exatamente por apresentar um roteiro mais simples e que não dá tantas voltas:

Um garotão e um balzaquiano que são colegas na faculdade de Biologia, ao ouvirem o professor falar sobre os sasquatches durante uma aula, resolvem ir até as florestas pantanosas e escuras da Louisiana investigar essas criaturas... E realmente eles encontram o que tavam procurando!

Apesar de ser uma produção visivelmente de baixo custo (por exemplo: a história deixa claro que são vários sasquatches, mas só aparece 1 em cada cena, provavelmente porque não tiveram dinheiro pra fazer mais de 1 fantasia) e que conta com os costumeiros ataques de burrice de alguns personagens em algumas cenas, o filme é bom. Desde que você leve em conta que é uma produção simples dos anos 70.
Creature From Black Lake tem bons momentos de aventura e suspense. Mas nada de matação, matação, matação... Aliás, poucos personagens morrem na história.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘criaturas pré-históricas’ que você acha um post sobre O Monstro da Lagoa Negra.
Até a próxima!

2 comentários:

M. disse...

Um que não assisti! Fica a dica. Feliz ano novo! E Obrigada por curtir o Sala Latina de Cinema no Facebook.

Bússola do Terror disse...

Valeu!