segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O ABOMINÁVEL

título original: Abominable
título brasileiro: O Abominável
ano de lançamento: 2006
país: Estados Unidos
elenco principal: Haley Joel, Matt McCoy, Michael Deak
direção: Ryan Schifrin
roteiro: James Morrison e Ryan Schifrin

Criar a versão de terror de Janela Indiscreta (1954).

Essa era a intenção do Ryan Schifrin quando projetou O Abominável.
Pra isso, ele usou um roteiro basicamente igual ao do filme dos anos 50, só que substituindo o vilão humano por um monstro:

Sozinho em casa e sem ter muito o que fazer, um cadeirante chamado Preston começa a observar a casa vizinha meio por acaso. E aí, percebe que alguma coisa tá rondando a casa e tentando entrar... vendo logo depois que a ‘coisa’ em questão é um feroz e selvagem sasquatch, que quer entrar na casa pra devorar os moradores que encontrar ali!
E agora, o Preston vai tentar alertar o pessoal da casa vizinha do que tá havendo antes que seja tarde!

A ideia de usar um sasquatch como monstro foi simplesmente pra simplificar a história: se usassem outro tipo de monstro nessa história, teriam que explicar o que era esse monstro, o que ele tava fazendo ali e tal; usando um sasquatch, pode-se dizer simplesmente que ele tá ali porque tá ali e acabou, já que a história se passa numa floresta e os sasquatches já são monstros conhecidos do Folclore Norte-Americano (as casas mencionadas acima são 2 chalés no meio de uma floresta).
Mas também é curioso lembrar que do ano 2000 pra cá houve uma espécie de retomada dos filmes de terror de sasquatches, que tinham ficado meio abandonados desde os anos 80. Parece que ‘voltou à moda’.rs
Bom, O Abominável tem bons momentos de aventura e suspense. E as cenas de violência explícita são poucas e rápidas, mas bem agressivas.
Mas acho que a parte mais aterrorizante do filme é o próprio monstro, que é o sasquatch de aparência mais assustadora que eu já vi num filme de terror. E olhem que eu já vi vários!
O único ponto negativo é uma situação que fica completamente sem sentido: o monstro tem 3 chances ao longo do filme de pegar o Preston, quando ele tá completamente indefeso, mas simplesmente não faz nada além de olhar direto pra ele e ir embora! Ué! Se ele tava tão ansioso por comer carne humana, por que não aproveitou a chance nessas 3 cenas?
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Abominável:


Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Quais outros filmes que usam um sasquatch como assassino ? Não me lembro de ter visto nenhum... esse é uma novidade para mim, vou ver se encontro.
Um abraço.

Bússola do Terror disse...

Os filmes de terror sobre sasquatches foram bem comuns nos anos 70 e 80.
Eu já fiz posts aqui no blog sobre 2 desse período: Creature From Black Lake (1976) e A Fera das Neves (1977).
Alguns outros da mesma época foram Bigfoot (1970), The Legend of Boggy Creek (1972), Curse of Bigfoot (1976), The Capture of Bigfoot (1979), Night of the Demon (1980) e O Demônio do Espaço (1988).
Depois disso, saíram de moda por um tempo. E do ano 2000 pra cá, parece que voltaram um pouco. Alguns outros exemplos recentes são Sasquatch (2002), Sasquatch Mountain (2006), The Wild Man of the Navidad (2008) e Bigfoot (2012).
Um abraço também!