segunda-feira, 1 de junho de 2015

O PORTAL DO INFERNO / O PORTÃO

título original: The Gate
títulos brasileiros: O Portal do Inferno / O Portão
ano de lançamento: 1987
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Christa Denton, Louis Tripp, Stephen Dorff
direção: Tibor Takács
roteiro: Michael Nankin

Há muitos e muitos milênios, os deuses do mal, que reinavam sobre a escuridão, foram derrotados pelos deuses do bem, que reinavam sobre a luz.
Depois disso, os vencidos foram transformados em demônios e aprisionados numa prisão subterrânea: o Inferno.
De acordo com um livro de demonologia, é possível libertar esses demônios se alguém cumprir um complicado ritual: num buraco no chão onde um geode tenha sido encontrado, alguém tem que derramar sangue e jogar o corpo de uma criatura morta, além de praticar um ritual de levitação perto do buraco e ler um convite aos demônios pra que eles tomem posse do Universo.
Sem perceber o que tão fazendo, um grupo de garotos cumprem todas essas condições quando um buraco é aberto acidentalmente no quintal da casa de um deles...
Não demora e uma legião de ferozes minidemônios começam a sair do buraco e atacar a casa. E mais: esses minidemônios tão apenas preparando o terreno pra chegada de um rei demônio gigante, que vem disposto a transformar todo o Universo numa continuação do Inferno!
Sozinhos na casa, os jovens Glenn, Terry e Alexandra vão tentar impedir que isso aconteça... Mas será que um trio de pouco mais do que crianças podem conseguir tal coisa?

Lançado na televisão com o título de O Portal do Inferno e em VHS com o título de O Portão, The Gate é um filme de terror pra crianças. Aliás, pra quem nunca viu um filme de terror e quer começar por uma coisa mais light, talvez valha a pena dar uma olhada nesse. Embora ele siga um estilo 100% oitenteiro e já tenha efeitos especiais um tanto ultrapassados, é claro (não se esqueçam de que isso foi gravado há quase 30 anos).
Sendo um filme de terror infantil, é claro que ele tem vários toques de comédia (alguns, inclusive, de humor cáustico) do início ao fim. E as várias cenas de ação garantem também um clima de aventura.
Apesar de ter uma história simples (a própria reação dos personagens diante de algumas situações sobrenaturais é bastante bobinha), pelo menos O Portão consegue contar uma história com início, meio e fim. E sem deixar contradições nem um monte de situações sem explicação, como a gente vê em outros filmes do mesmo tipo.
Bom, vamos dizer que esse filme parece, mais um menos, um capítulo de Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973) com atores de carne e osso.rs
O filme teve 1 única continuação, lançada em 1990.
Clique aqui pra ver mais informações sobre O Portão:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Goober.
Até a próxima!

2 comentários:

Tô Ligado disse...

Ainda não vi, mas gostei.

Bússola do Terror disse...

Esse filme tá todo no YouTube.