domingo, 24 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DE INCENTIVO À LEITURA



O colega blogueiro Fernando Thiago, do blog Caderno do Pesadelo, me convidou pra participar da Campanha de Incentivo À Leitura, que me dá como prêmio o selo que vocês tão vendo aqui.
Bom, quem é convidado a participar da campanha tem que aceitar 2 condições:

1ª Indicar livros (sobre qualquer assunto e na quantidade que você quiser, pode indicar de 1 livro até 50 rs)

2ª Quem aceitar o convite pra participar deve indicar outros 10 blogs pra participarem também.

Já que eu sou um defensor do livre arbítrio e já que há poucos meses houve a 5ª Caminhada Em Defesa da Liberdade Religiosa no Rio de Janeiro, vou indicar aqui 3 livros que são, em maior ou menor grau, relacionados com a liberdade religiosa. Mas que também servem bastante pro adquirir de cultura geral.

DICIONÁRIO MÍTICO-ETIMOLÓGICO DE RELIGIÃO ROMANA, do Junito Brandão

TODAS AS DEUSAS DO MUNDO, do Claudiney Prieto

MITOLOGIA DOS ORIXÁS, do Reginaldo Prandi

Bom, eu só vou reduzir um pouco o número de blogs, porque não consegui pensar em 10 blogueiros que quisessem participar. Então, são esses que eu convido:

Alessandro, do blog Cinema, Homens e Pipoca


Augusto, do blog Senhor da Vida Tarot


Gilberto, do blog Gilberto Cinema


Iziel, do blog Iziel


Wanderley, do blog Novas Estações


Se algum outro amigo blogueiro além desses queria participar, me desculpe, mas os que me ocorreram na hora foram os que eu mencionei aqui.

 Até a próxima!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EDUARDO TORNAGHI



O brasileiro Eduardo Tornaghi talvez seja mais lembrado pelo grande público por sua atuação na novela A Gata Comeu (1985), na qual teve seu personagem de mais destaque na televisão, já que, ao lado de sua carreira de ator, ele sempre acabou se dedicando mais aos serviços sociais do que ao estrelato.
Mas, 10 anos antes disso, a estreia dele no cinema foi exatamente num filme de terror: Enigma Para Demônios (1975).
Diga-se de passagem, esse é um filme bem difícil de achar! Eu mesmo ainda não consegui assistir nenhuma cena. Depois de muito procurar pela Internet, só encontrei o roteiro e algumas fotos do filme em alguns sites por aí. Então, não posso emitir uma opinião muito consistente sobre ele. Mas, pelo menos pelo que pude ler, ele me pareceu um filme mais de suspense do que de terror, embora teja classificado como ‘horror’ no IMDB.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Eduardo:


Até a próxima!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

OBSESSÃO



título original: Obsessão
ano de lançamento: 2004
país: Brasil
elenco principal: Alexandre Frota, Chloe Jones, Cyane Lima
direção: José Gaspar
roteiro: Alexandre Frota e José Gaspar

Em 1979, foi derrubada a lei que proibia a exibição de filmes com cenas reais de sexo no Brasil. E como consequência, os primeiros filmes pornô (oficiais) brasileiros foram aparecendo, embora um tanto tímidos, ao longo dos anos 80. Ao mesmo tempo em que alguns atores famosos (ou ‘semifamosos’) da época, em dias de vacas magras, foram aceitando fazer trabalhos em algumas dessas produções... O David Cardoso e o Germano Vezzani, por exemplo, tão entre eles. Mas, quase sempre, esses atores faziam isso escondidos por pseudônimos. E passado algum tempo, negavam em entrevistas que tivessem trabalhado em filmes pornô.
O 1º ator brasileiro famoso a chegar em público e anunciar explicitamente que ia fazer um filme pornô foi o Alexandre Frota, há cerca de 10 anos. E assim, ele protagonizou o filme Obsessão.
O filme mostra ele se dirigindo ao público e contando histórias sexuais que ele viveu. E conforme ele vai contando, a imagem sai dele e vai pra cena de sexo que ele tá descrevendo.
Ao longo do filme, o Alexandre conta lá umas piadinhas bobas ou faz umas gracinhas umas 2 ou 3 vezes pra dar à coisa um clima de comédia. Mas, sinceramente, não funciona.
Aliás, como filme pornô mesmo, Obsessão não funciona. As cenas são mostradas de um ângulo ruim, a iluminação é ruim...
Sendo honesto: só assista esse filme se você tiver mesmo muita curiosidade em ver, porque, de outro modo, não vale a pena. O próprio Alexandre faria filmes pornô melhores do que esse depois.
Bom, clique aqui pra ver mais informações:


Até a próxima!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TERROR NO PÂNTANO



título original: Hatchet
título brasileiro: Terror No Pântano
ano de lançamento: 2006
país: Estados Unidos
elenco principal: Joel David Moore, Kane Hodder, Tamara Feldman
direção e roteiro: Adam Green

Em algum momento não muito claro dos anos 50 ou 60, um lenhador chamado Thomas Crowley vivia numa cabana de um pântano da Louisiana com seu filho Victor. O lenhador era um pai dedicado e amava profundamente o filho, mas, pra segurança dele, tinha que deixar o garoto trancado na cabana toda vez que saía, já que o Victor tinha nascido com dramáticas deformações pelo corpo todo, o que tornava ele uma frequente vítima de bullying das crianças das redondezas.
E numa das vezes em que ele ficou sozinho na cabana, essas crianças se juntaram e incendiaram a casa com ele dentro. O Thomas chegou e começou a arrombar a porta a golpes de machado pra salvar o filho. Mas uma das machadadas acabou acertando a testa do Victor, que tava do outro lado da porta e morreu na hora.
O Thomas morreu de depressão 10 anos depois. E desde então, todos que passam pelo pântano à noite ouvem a voz de um homem chorando e chamando pelo pai. E quem se aproxima da cabana onde ocorreu a tragédia simplesmente some sem deixar vestígios...

Essa lenda, lançada pelo filme Terror No Pântano, nos apresenta um novo vilão de slashers: o Victor Crowley.
Ele tem várias características do Jason Voorhees: é louco, deformado, anormalmente forte, imortal (embora a história nunca explique por quê ele ressuscitou e agora é imortal) e pronto pra matar qualquer pessoa que entre no território dele.
Aliás, o ator que interpreta o Victor é o Kane Hodder, que interpretou o Jason no 7º, 8º, 9º e 10º filmes em que o personagem aparece (lançados respectivamente em 1988, 1989, 1993 e 2001).
Bom, embora Terror No Pântano seja basicamente um slasher, também tem algumas características superficiais de terror sobrenatural. Então, vai agradar os fãs de ambos os subgêneros.
O filme teve uma continuação lançada em 2010. E o diretor acabou de filmar outra, que vai ser lançada nos próximos meses.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Terror No Pântano:


E pra ver mais informações sobre o Jason, clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 (1980).
Até a próxima!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A HERANÇA MALDITA / O CASTELO MALDITO



títulos originais: Castle Freak / Il Castello
títulos brasileiros: A Herança Maldita / O Castelo Maldito
ano de lançamento: 1995
países: Estados Unidos / Itália
elenco principal: Barbara Crampton, Jeffrey Combs, Jonathan Fuller
direção: Stuart Gordon
roteiro: H.P. Lovecraft (autor do texto original), Dennis Paoli e Stuart Gordon

Uma coisa que talvez tenha chamado a atenção de vocês aqui logo de cara é que o filme que estou indicando hoje tem 2 títulos originais e 2 títulos brasileiros... Pois é. Como é uma coprodução ítalo-estadunidense, ele foi lançado na Itália com o nome de Il Castello e nos Estados Unidos com o nome de Castle Freak. E no Brasil ele foi lançado em VHS como A Herança Maldita e depois relançado em DVD como O Castelo Maldito.
Bom, temos aqui um slasher estilizado. Vejam a descrição dessa cena, já chegando no final:

Uma mulher e a filha dela tão presas num lugar de difícil acesso onde, aparentemente, ninguém vai aparecer pra ajudar elas pelas próximas horas. E um louco deformado tá perseguindo e tentando matar elas brutalmente...

Substitua essa mãe e essa filha por 2 pós-adolescentes e isso vira uma cena típica de slashers oitenteiros, sem tirar nem pôr.
Mas, como eu disse, esse é um slasher estilizado, e não um slasher oitenteiro. Não esperem ver aqui nenhuma reprodução de Sexta-Feira 13 (1980) nem nada parecido com isso.
O roteiro do Castelo Maldito foi apresentado ao público como sendo inspirado num conto do H. P. Lovecraft chamado O Intruso (1921). Mas, na verdade, só 1 cena do filme foi inspirada numa passagem desse conto. O resto da história não tem nada a ver.
Descontando algumas derrapadas em termos de coerência, O Castelo Maldito cumpre aquilo que se espera de um filme de terror: aterrorizar o público.
Não há aqui muito suspense dirigido ao público: na 1ª meia hora do filme você já tem todas as informações de quem é o vilão, por quê ele age como age e tal. Os heróis é que vão ficar até o final angustiados e sem entender o que tá havendo.
Algumas cenas são realmente demoradas e chatas. Mas outras (principalmente na última meia hora do filme) são aventura pura, embora restrita ao terreno de um castelo.
O Castelo Maldito também é um filme com características de tragédia: a história é bem pesadona e nenhum personagem tem um final propriamente feliz.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E já que eu mencionei Sexta-Feira 13, clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre ele.
Até a próxima!