sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TERROR NO PÂNTANO



título original: Hatchet
título brasileiro: Terror No Pântano
ano de lançamento: 2006
país: Estados Unidos
elenco principal: Joel David Moore, Kane Hodder, Tamara Feldman
direção e roteiro: Adam Green

Em algum momento não muito claro dos anos 50 ou 60, um lenhador chamado Thomas Crowley vivia numa cabana de um pântano da Louisiana com seu filho Victor. O lenhador era um pai dedicado e amava profundamente o filho, mas, pra segurança dele, tinha que deixar o garoto trancado na cabana toda vez que saía, já que o Victor tinha nascido com dramáticas deformações pelo corpo todo, o que tornava ele uma frequente vítima de bullying das crianças das redondezas.
E numa das vezes em que ele ficou sozinho na cabana, essas crianças se juntaram e incendiaram a casa com ele dentro. O Thomas chegou e começou a arrombar a porta a golpes de machado pra salvar o filho. Mas uma das machadadas acabou acertando a testa do Victor, que tava do outro lado da porta e morreu na hora.
O Thomas morreu de depressão 10 anos depois. E desde então, todos que passam pelo pântano à noite ouvem a voz de um homem chorando e chamando pelo pai. E quem se aproxima da cabana onde ocorreu a tragédia simplesmente some sem deixar vestígios...

Essa lenda, lançada pelo filme Terror No Pântano, nos apresenta um novo vilão de slashers: o Victor Crowley.
Ele tem várias características do Jason Voorhees: é louco, deformado, anormalmente forte, imortal (embora a história nunca explique por quê ele ressuscitou e agora é imortal) e pronto pra matar qualquer pessoa que entre no território dele.
Aliás, o ator que interpreta o Victor é o Kane Hodder, que interpretou o Jason no 7º, 8º, 9º e 10º filmes em que o personagem aparece (lançados respectivamente em 1988, 1989, 1993 e 2001).
Bom, embora Terror No Pântano seja basicamente um slasher, também tem algumas características superficiais de terror sobrenatural. Então, vai agradar os fãs de ambos os subgêneros.
O filme teve uma continuação lançada em 2010. E o diretor acabou de filmar outra, que vai ser lançada nos próximos meses.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Terror No Pântano:


E pra ver mais informações sobre o Jason, clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 (1980).
Até a próxima!

10 comentários:

M. disse...

Uma pena que eu não seja muito chegada ao gênero, mas pareceu um bom filme.

Marcelo Castro Moraes disse...

Sinceramente não cheguei a ouvir falar desse.

Bússola do Terror disse...

M→ Bom, comparado à grande maioria dos filmes de terror, esse aqui e mais a continuação que ele teve em 2010 até que contam bastante a história do vilão. Por exemplo, tem um slasher de 1981 chamado Don’t Go In The Woods Alone em que simplesmente não menciona NADA sobre o passado nem sobre a identidade do vilão. O cara é simplesmente um maluco que se veste que nem um homem das cavernas e mata todo mundo que entra na floresta onde ele mora sozinho (diga-se de passagem: a coisa não é muito diferente com os heróis, porque a história pessoal de nenhum deles é contada e ninguém ali recebe muito destaque).
Então, eu diria que Terror No Pântano é um bom filme de terror principalmente por contar uma história em vez de mostrar SÓ um cara deformado e maluco matando todo mundo, né?

Marcelo→ Aliás, é curioso: esse filme não teve muito destaque no Brasil. Já vai ser lançado o 3º da série, como eu disse, e pelo menos que eu saiba nem o 1º passou na televisão ainda no Brasil. Eu vi porque peguei em DVD na locadora há uns anos atrás.

INTEGRAL DE MIM E DE MEU TEMPO ! disse...

Excelente dica.... uma história que tem um enredo que pode se transformar em vários filmes. Vou ver se consigo locar aqui em minha cidade....
Grande abraço...obrigado pela dica...
Queria que você comentasse sobre
O Bebê de Rosemary....

Bússola do Terror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bússola do Terror disse...

Bom, acredite se quiser, eu nunca vi O Bebê de Rosemary do início ao fim. Só vi algumas cenas até hoje. Por isso não tem nenhum post sobre ele aqui. Mas não quer dizer que eu não vá ver no futuro, é claro.
Mas um filme que posso indicar a você que, guardando-se as devidas proporções de diferença, tem um tema parecido é Nasce Um Monstro. Tem um post aqui no blog em que indiquei ele. Tá na seção mini-monstros.
Grande abraço também!

Anônimo disse...

Caro amigo eu gostaria de saber qual e a produtora deste film, que parece bom.
Ficaria agradecido
valeu

Bússola do Terror disse...

A companhia responsável pela produção do filme foi a Anchor Bay Entertainment.

Anônimo disse...

Otima dica,filme muito bom, nos ultimos anos o que se tem e remakes e continuacoes,e nao historias novas,novos viloes,mas esse sim apresenta uma boa historia e um vilao novo,no estilo jason e leatherface.Filme realmente muito bom!

%*psicopata myers*% disse...

Filme muito loko,violencia pura,filme muito massa,o victor crowley da de dez a zero no freddy com certz!!