sábado, 22 de outubro de 2016

A SÍNDROME DE CHUCK CUNNINGHAM

Em 1974, o seriado Happy Days estreou na TV dos Estados Unidos.
Na 2ª temporada do seriado, um dos personagens fixos, chamado Chuck Cunningham, simplesmente some de um capítulo pro outro, sem que ninguém explique o motivo do desaparecimento dele.
O fato foi considerado tão bizarro e surpreendeu tanto o público que, com base nisso, foi criada a expressão Síndrome de Chuck Cunningham, pra definir o sumiço sem explicação de personagens fixos de uma produção televisiva ou cinematográfica.
Quando isso acontece, geralmente é em seriados, séries ou novelas. Mas também pode acontecer, com menos frequência, em filmes. Principalmente quando o filme tem alguma continuação.
Bom, vamos ver uma lista dos personagens das produções que eu mencionei aqui até hoje e que passaram por essa síndrome.
Vou botar junto os links correspondentes à produção em questão e, quando possível, vou fazer um comentário sobre o sumiço dos personagens.

Algumas personagens de Spectreman (1971).
O Grupo Anti-Poluição tinha sempre 1 único membro feminino de cada vez. Mas, por motivos desconhecidos, a atriz que interpretava esse papel era trocada frequentemente. E aí tinham que dizer que era outra integrante que tinha chegado, né? Só que ninguém explicava que fim tinham levado as antigas integrantes que saiam do grupo. Será que algum monstro do Dr. Gori comia elas?rs


BILLY, JAMIE, PAUL e SNOOP da Vingança de Cropsy (1981).
Em 1976, na Colônia de Férias de Blackfoot, esses 4 garotos e mais 1 chamado Todd incendiaram acidentalmente o zelador da colônia de férias, chamado Cropsy, quando tentaram dar um susto nele.
Depois de passar 5 anos internado num hospital pra se tratar das queimaduras e mutilações que sofreu, o Cropsy vai atrás do Todd pra se vingar...
Até aí, tudo bem. Mas por que ele foi atrás SÓ do Todd? Por acaso o Billy, o Jamie, o Paul e o Snoop não tiveram a mesma culpa?
Aliás, quem teve a ideia de fazer a brincadeira que incendiou o Cropsy foi o Paul. Tecnicamente, ELE é que era o responsável principal pela tragédia, né? O Todd foi só um dos secundários aí no caso.
Mas nem o Paul nem o Billy nem o Jamie nem o Snoop voltam a aparecer depois da cena em que eles tacam fogo no Crospy. Ninguém explica que fim os 4 levaram.


CAQUINHO, EDILEUZA, LUCINETE e RIBAMAR de Sai de Baixo (1996).
Todos esses personagens sumiram porque os seus respectivos intérpretes tiveram problemas: a Claudia Jimenez (Edileuza) e o Tom Cavalcanti (Ribamar) deixaram o seriado porque se desentenderam com os diretores, o Lucas Hornos (Caquinho) saiu por problemas familiares e a Ilana Kaplan (Lucinete) saiu depois de pouquíssimos capítulos porque a personagem dela foi extremamente rejeitada pelo público.


CHRIS de Nasce um Monstro (1974).
Em 1963, o Casal Davies teve um filho sem nenhuma característica física que pudesse ser considerada anormal, chamado Chris.
Entretanto, em 1974, nasceu pra eles um filho monstruoso e anormalmente forte que, apesar de não passar de um recém-nascido, matava todas as pessoas que encontrava pelo caminho...
OK. Só que, na continuação que o filme teve em 1978, contaram que fim levaram os pais da criatura. Mas não foi feita nenhuma menção ao Chris. Terminado o 1º filme, o filho ‘normal’ do Casal Davies desaparece.

http://bussoladoterror.blogspot.com.br/2012/03/nasce-um-monstro.html

CHRIS e JESSIE de Pânico na Floresta (2003).
O casal de protagonistas do 1º filme da série não volta a aparecer nem é mencionado nas continuações que a história teve.
Ou seja, depois de todas as situações bizarras e grotescas pelas quais eles passaram naquela floresta eles nem sequer se deram ao trabalho de ir à polícia fazer um B.O.! É o que eu esperaria dos personagens, pelo menos pra não deixar os assassinatos dos amigos deles em vão, já que eles foram os únicos sobreviventes do grupo em que eles tavam, né?


DAIGORO de Spielvan (1986).
Com exceção do Jaspion, todo metal hero tem um cara meio atrapalhado que anda junto com ele, sendo o responsável por algumas cenas de humor do seriado. E no caso do Spielvan, o personagem que desempenhava tal função na história era o Daigoro.
Mas, curiosamente, o personagem some do seriado sem explicação nenhuma a partir do capítulo 19, apesar de ter sido presença constante na história até ali.


DANA de Poltergeist (1982).
Bom, nas continuações que esse filme teve, a personagem teve que sofrer a Síndrome de Chuck Cunningham provavelmente por motivos jurídicos mesmo, já que a atriz Dominique Dunne, que interpretava a Dana, foi assassinada.
Assim, os responsáveis pelo filme acharam melhor continuar a história dali pra frente ignorando a personagem, como se ela nunca tivesse existido.
Expor a imagem da atriz ali talvez pudesse causar algum problema com os tribunais.


EGON, PETER e RAY de This Ain’t Ghostbusters XXX (2011).
Esse aqui eu acho que supera todos os outros: nada menos que os 3 protagonistas da história somem sem explicação nenhuma lá pelos últimos 20 minutos do filme!


FUFUCHU e MUKIMUKIMAN de Metalder, o Homem-Máquina (1987).
É difícil definir o que esses 2 vilões eram. Mas vamos dizer que eram 2 lutadores de sumô estilizados.
Bom, o Fufuchu e o Mukimukiman aparecem regularmente nos 8 primeiros capítulos de Metalder. E aí, de uma cena pra outra, eles simplesmente não voltam mais a aparecer e ninguém menciona eles a partir daí.
E uma coisa curiosa é que, quando o seriado já tá no final, aparecem algumas cenas de flashback do início, quando alguns personagens se lembram de uma coisa ou outra do início da história. E nessas cenas esses vilões aparecem. Então, também não fizeram questão de esconder que eles já tiveram lá no início e depois sumiram.


MIDORI de Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982).
Na verdade, a personagem tinha pouca importância no seriado. Mas não deixava de ser uma personagem fixa (falava pouco, agia pouco, mas tava presente no recinto na 1ª metade do seriado).
A Midori era uma das assistentes dos heróis principais da história. E ela ficava orientando as crianças que manipulavam os computadores na base dos heróis.
Sumiu sem explicação depois do capítulo 22.


QUOPEG de Mercenários das Galáxias (1980).
Embora esse filme nem tenha tido uma continuação, o sumiço do personagem é perceptível: ele é o guarda-costas do Cayman e anda sempre junto com ele em todas as cenas em que ele aparece, mas deixa de ser visto de uma cena pra outra na 3ª parte do filme.
O motivo do desaparecimento do personagem nunca foi explicado.


SMITH de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988).
Esse cientista que ajudou o herói principal do seriado em momentos críticos, dando a ele uma armadura fortificada e um super carro cheio de armas, simplesmente sai de cena no capítulo 23.
Tudo bem que o Smith não chegava a ser um personagem tãããããããããão frequente assim no seriado. Ele só apareceu em capítulos específicos. Mas podiam pelo menos dizer pra onde ele foi, né?


TANYA do Inominável 2 (1992).
No filme anterior, ela era uma das personagens principais. Mas aqui, ela só aparece de longe, na 1ª cena do filme, sendo colocada em estado de choque numa ambulância e... Não se fala mais nela depois disso!
Isso sem contar que ela termina o filme anterior andando pra longe do lugar onde aqui ela foi colocada na ambulância. E certamente não tava em estado de choque antes.


TIAMAT da Caverna do Dragão (1983).
Embora a própria abertura do seriado dê a entender que ela vai ser uma personagem fixa da história e vai lutar tanto contra os heróis quanto contra o Vingador, a Tiamat some do mapa e não volta a ser mencionada a partir do capítulo 20 do seriado, quando os garotos vão ao Cemitério dos Dragões pedir a ajuda dela pra matar o Vingador.
Aliás, o desenvolvimento da personagem ao longo do seriado foi bem pobre: ela só aparece pessoalmente em 4 capítulos, embora seja mencionada em outros.


TODOS os personagens sobreviventes de Denshi Sentai Denjiman (1980) com exceção da Rainha Hedorian.
Embora Taiyo Sentai San Barukan (1981) seja a continuação de Denjiman, a única personagem que aparece nos 2 seriados é a Hedorian. E no 2º seriado nunca se explica o que aconteceu com os personagens do 1º.


TODOS os personagens sobreviventes de Sexta-Feira 13 (1980) e suas continuações com exceção do próprio Jason Voorhees.
Essa provavelmente foi a série cinematográfica de terror com a maior quantidade de personagens que sofreram a Síndrome de Chuck Cunningham.
Nem é preciso dizer que a maioria dos personagens que aparecem nesses filmes são mortos pelo Jason ou pelos assassinos eventuais que aparecem de vez em quando... Mas e os sobreviventes?
Aí é que tá: essa minoria de personagens que não morrem em algum filme raramente voltam a aparecer ou mesmo a ser mencionados em filmes seguintes.
Até o Tommy Jarvis, que foi o herói que apareceu mais ao longo da série, dando a entender que seria um personagem fixo dali pra frente, aparece pela última vez no 6º filme e depois... Ué! Cadê ele???


Vários personagens de He-Man e Os Defensores do Universo (1983) quando o seriado foi convertido em She-Ra (1985).
Bom, aqui temos um caso meio à parte: em 1983 e 1984 era contada a história de um seriado que se passava num planeta e, em 1985, a mesma história continuou em outro seriado que se passava em outro planeta.
Nessa mudança, vários personagens vistos com frequência em 1983 e 1984 (como a Maligna) simplesmente sumiram sem explicação, enquanto outros (como o próprio He-Man) continuaram aparecendo em 1985, ainda que com menos frequência.


Vários personagens da Ilha dos Cães (1982).
Em 1946, a milionária Ida Parsons foi estuprada durante uma festa numa ilha e matou o estuprador logo depois.
Aí corta. A história passa pra 1982. E só é explicado o que aconteceu com a Ida nesse meio tempo.
O casarão onde a festa tava rolando em 1946 tava cheio de gente. Algumas dessas pessoas pareciam fazer parte da Família Parsons. Mas o que houve com todos eles? Quando a casa é encontrada em 1982 por um grupo de náufragos tem várias fotos de algumas dessas pessoas lá, mas nunca se explica (nem se insinua) o que aconteceu com ninguém.


Vários personagens de Incesto (2000).
Contando com o 1º filme, essa série teve 9 capítulos, sendo que o 2º, o 3º e o 4º pretendem (ou pelo menos EU ACHO que pretendem) continuar a história do 1º. Só que os personagens do 1º filme vão sumindo sem explicação conforme a história vai avançando.
O mais engraçado é que, quando a história já tá lá na frente, o Jorge, que é o protagonista, começa a se lembrar da família que ele tinha no 1º filme. E aí aparecem cenas de flashback do 1º filme mostrando isso. Mas agora ele tá casado com outra mulher e dizendo que criou a filha dessa outra mulher desde que ela era criança, sendo que a história desse filme parece se passar no máximo uns poucos anos depois da história do 1º?!
Eu hein!


ZUMBI INDIGENTE de Le Notti Erotiche dei Morti Viventi (1981).
Tudo bem que é um personagem secundário, que nem faz parte do tema principal da história. Mas a participação dele no filme é tão sem pé nem cabeça que acaba chamando a atenção.
Se trata de um homem não identificado que, no início do filme, aparece flutuando no Mar e, aparentemente, terminando de morrer ao lado de um barco ancorado.
O Larry, que é o dono do barco, puxa ele pra cima com uma âncora... Isso aí: o ‘herói’ vê uma pessoa se afogando e joga uma âncora na pessoa pra tirar ela da água!
Bom, o indigente é levado embora de ambulância, mas constatam que ele tá morto. E levam o corpo pro hospital pra ser examinado por um legista. Mas pouco depois, vemos que na verdade ele é um zumbi. E mata o legista com uma mordida no pescoço, antes de sair andando pra fora da sala... e nunca mais voltar a ser visto nem mencionado!


Até a próxima!

Nenhum comentário: