sexta-feira, 21 de outubro de 2016

SRDJAN TODOROVIC

Embora o iugoslavo Srdjan Todorovic (creditado algumas vezes também como Zika Todorovic) já tivesse desde os anos 60 uma carreira consolidada como ator, ele se tornou realmente famoso no Mundo inteiro por causa de uma produção de terror: o filme Terror Sem Limites (2010).
Essa foi uma das produções cinematográficas mais polêmicas dos últimos 10 anos. Chegou a ser proibida no Brasil em Julho de 2011, só sendo liberada definitivamente 1 ano depois, em Julho de 2012.
Assim como tinha acontecido com Antropophagus (1980), Terror Sem Limites foi muito degradado pelas fofocas e informações desencontradas, mencionando cenas e situações que nem existem no filme.
Foi chamado de “filme de terror pornô”, “filme de terror pra pedófilos”, “filme de terror que incentiva corrupção sexual de menores”... E daí pra baixo. E toda essa polêmica começou exatamente por causa da proibição que o filme sofreu, que muita gente nem entendeu e aí saiu afirmando que o filme tinha sido proibido por ser tudo isso (e mais um pouco) dessas definições aí em cima.
Bom, esclarecendo: Terror Sem Limites não é um filme pornô, porque não tem nenhuma cena real de sexo, e menos ainda incentiva a corrupção de menores, já que nenhum dos heróis da história defende essa prática como certa ou como algo que se deve fazer.
O filme recebeu essa censura no Brasil porque ele tem 2 cenas de estupro de crianças. Mas evidentemente o que é mostrado ali não são estupros de verdade e também não foram usadas crianças pra fazer essas cenas, mas sim bonecos.
Essas situações são criadas pelo vilão principal da história, que é um psicopata decidido a gravar um filme de sadismo extremo, mostrando cenas reais (dentro do universo do filme) de torturas, estupros e assassinatos bizarros relacionados a sexo.
Numa dessas, ele consegue drogar o personagem do Srdjan e fazer ele transar com uma figura indistinta, envolta em panos. Até que, quando ele volta a si, ele vê que a tal figura é o filho dele de 6 anos.
Ao perceber isso, ele tem um ataque de fúria e massacra todos os responsáveis pelo filme.
Assim sendo, qual foi o incentivo que teve aí à corrupção de menores? Eu não vi nenhum. Pelo contrário: a gente vê até uma certa apologia ao amor paterno, com o pai virando uma fera que estraçalha a unhas e dentes os responsáveis por ele ter estuprado o filho inconscientemente.
Obviamente, eu não tô dizendo que Terror Sem Limites é um filme ‘bonitinho’, que pode passar na Sessão da Tarde. É evidente que é um filme com cenas mais fortes do que o comum, tem várias situações que vão ser consideradas de mau gosto, não é pra ser assistido por pessoas mais impressionáveis... Mas não tem sentido dizer que é um filme pornô nem que é um filme que incentiva sexo com crianças.
E claro: é considerado um filme de terror por causa da multidão de cenas splatter vistas aqui.
Outras produções de terror de que o Srdjan participou foram Vec Vidjeno (1987), Flert (2005) e Sektor (2008).
E no ano que vem ele vai aparecer em outro filme de terror que tá sendo gravado agora, chamado Apsurdni Eksperiment.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Srdjan:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Antropophagus.
Até a próxima!

Nenhum comentário: